Seja com websites, aplicativos ou até mesmo no dia a dia, como um simples ato de abrir uma porta. Quantas vezes você sentiu a necessidade de empurrar uma porta de vidro e percebeu que era para ser puxada?

UX (User Experience) se refere à experiência do usuário com determinada interface: a facilidade com que ele encontra as informações, passando por uma experiência agradável e fluida.

 

 

E por que UX importa?

Vamos supor que você esteja tentando atrair usuários para seu site ou landing page. Estudos mostram: Se o seu conteúdo não for otimizado, 79% dos usuários vão abandonar seu site e pesquisar novamente.

No caso de usuários em dispositivos móveis, é ainda pior. Esses usuários são os mais propensos a abandonarem seu site ou aplicativo, caso não possuam uma experiência agradável.

Dois terços dos usuários com smartphone estão querendo converter naquele momento! Então você não vai querer perdê-los.

A receita da ESPN aumentou 35% após eles ouvirem os usuários e incorporarem sugestões em seu website.

88% dos usuários provavelmente jamais retornarão para seu site ou aplicativo, caso tenham uma experiência ruim.

Pense como uma loja física. Quando você é mal atendido ou tem algum tipo de experiência ruim, qual a probabilidade de você voltar àquela loja? Provavelmente, é baixa.

 

 

Então, como criar um excelente UX?

Podemos citar algumas constantes que serviriam para todos os projetos como: rápido carregamento do conteúdo, botões (call-to-action) bem visíveis, formulários de contato práticos e conteúdo objetivo e legível.

Porém, apesar da maioria das técnicas terem sido desenvolvidas com pesquisas, não é garantia que todas irão funcionar com seu modelo de negócio. Seguem alguns passos fundamentais:

 

 

1 – Construa para o usuário

Apesar de meio óbvio, às vezes é fácil esquecer quem está utilizando seu website ou aplicativo. Pode ser que o layout seja lindo e tenha te agradado, mas isso não significa que irá agradar o usuário. Isso significa desapego: pode ser perfeito para você, porém não é a experiência ideal para seu usuário.

 

 

2 – Menos é mais

Adicione espaço. Mantenha simples. Conteúdo objetivo.

 

 

3 – Peça a opinião de diferentes departamentos

Seja a área comercial, tecnologia, design ou marketing, cada pessoa pode pensar de um modo diferente e agregar (ou subtrair) algo do seu projeto.

Se livre dos vícios, lembre-se que a melhor interface e experiência não é necessariamente aquela que te agrada, mas sim aquela que é eficiente para o usuário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *