Será que o seu próximo corretor de imóveis virá com frete grátis? A Amazon, a gigante do varejo online surpreendeu o mundo recentemente ao adquirir a rede de supermercados com foco em produtos saudáveis Whole Foods por US$ 13,7 bilhões.
Poderia a Amazon expandir a sua atuação para o mercado imobiliário? Talvez, de acordo com o que aconteceu no mês de julho, durante o Prime Day, evento de ofertas da companhia. Um botão “contratar um corretor de imóveis” apareceu no site do gigante de varejo online, criando um grande burburinho no mercado imobiliário.
A Amazon já oferece uma seção de Serviços onde os clientes podem buscar por profissionais locais. São oferecidos serviços como limpeza, montagem de móveis, manutenção, entre outras. A página lista alguns profissionais, que devem ser cadastrados previamente. Assim como no e-commerce, a página de Serviços oferece preços competitivos e avaliações reais.
A opção “contratar um corretor de imóveis” surgiu nesta seção durante o Prime Day. De acordo com os visitantes que perceberam essa novidade, o botão direcionava para uma página que informava “em breve”. O botão e a página de destino desapareceram.
Se o mercado online funcionar para corretores do mesmo modo que funciona para outros profissionais, os agentes pagarão uma taxa por indicação para a Amazon, em troca de novos negócios. Procurada a Amazon não comentou sobre o assunto.
Uma fonte que falou em anonimato disse que foi abordada por uma pessoa que estava procurando ajuda para integrar corretores imobiliários no mercado online de serviços profissionais da Amazon. Os agentes teriam de pagar à Amazon uma taxa inicial para serem elegíveis para receber leads, além das taxas por indicação, disse a fonte.
Segundo Sergio Langer, fundador e Diretor Comercial da Hosher, a entrada da Amazon no setor imobiliário poderia significar uma grande reviravolta no mercado americano. A Amazon é uma força do varejo dominante no mundo de hoje. As aquisições e expansões recentes tornam claro que a empresa está tentando diversificar os produtos e serviços que oferece. Incluir o serviço de imóveis faz sentido como ponto de vista de negócios. Langer ressalta que com o apoio do nome da Amazon e de sua audiência, é possível que o serviço possa competir rapidamente com outros líderes do mercado americano, como Zillow, Redfin e Realtor.com.
A ameaça potencial fez com que as ações da Zillow caíssem imediatamente. O CEO do grupo Zillow, Spencer Rastoff, não está preocupado com a invasão da Amazon no espaço imobiliário. Zillow e Trulia (que fazem parte do mesmo grupo) possuem um total de 137 milhões de visitantes em seus sites e têm uma marca bem reconhecida e estabelecida.