O termo inglês “fake” vem sendo muito utilizado recentemente na mídia, possui diversas aplicações diferentes, vamos falar sobre algumas delas.
O que significa fake?
Fake em inglês significa falso, falsificado, imitação, fraude, embuste, truque.
Na prática quando dizermos que alguma coisa é fake, queremos dizer que alguma coisa é falsa ou falsificada. Poderíamos utilizar o termo “falso” em português mas é comum esse anglicismo, quando introduzimos um termo em inglês no nosso dia a dia.
O que é perfil fake?
Uma utilização comum do termo “fake” é para determinar um “perfil fake” ou “perfis fake“. Mas o que é isso?
Há algumas utilizações diferentes de perfis fakes. Geralmente se usa o termo para determinar perfils falsos de pessoas nas redes sociais como perfis falsos no Facebook, perfis falsos no Instagram ou Twitter. Esses perfis fakes pode ser criados com diversas motivações, como por exemplo:
Perfis fakes voltados ao humor/conteúdo
É comum criarem versões de pessoas famosas, como o JesusManero no Twitter e a DilmaBolada no Facebook. Esses perfis falsos geralmente são assumidamente falsos e não tem a intenção de confundir as pessoas, mas de promover humor com características da celebridade.
Perfil fake voltado a manipulação
Outra utilização comum do termo perfil fake é para designar a prática de criar perfis falsos de pessoas nas redes sociais para manipulação de dados. Seja para inflar números de curtidas ou seguidores ou para publicar e repassar conteúdo. Infelizmente essa prática ainda é comum no Brasil e diversas categorias se utilizam de perfis fakes (perfis falsos) nas redes sociais para manipular estatísticas, publicar conteúdos manipulativos e promover confusão de diversas formas.
Normalmente as plataformas das redes sociais atualizam seus algoritmos para tentar coibir a criação e utilização desses perfis para manipular, mas é sempre um desafio lutar contra esse tipo de coisa.
O que é fake news?
Outro termo que ganhou notoriedade nos últimos anos foi o “fake news” ou notícias falsas. Esse termo fake news é antigo e utilizado em inglês há muito tempo. Mas ganhou muita atenção nos últimos anos e a partir de 2016 quando o presidente Trump utilizou o termo em uma coletiva de imprensa.
Fake News também são utilizadas de formas e objetivos diferentes, a mais simples e inofensiva é quando sites de notícias/conteúdo passaram a utilizar matérias com títulos falsos ou apelativos apenas para atrair visitas. Essa prática também conhecida como Clickbait ou “caça cliques“.
Outra forma mais nociva do uso de fake news é para disseminar boatos e mentiras com o intuito de manipular pessoas e a opinião pública. Hoje com a facilidade de disseminação e compartilhamento de conteúdo muitos textos, imagens, vídeos e matérias publicadas são parcialmente ou totalmente falsas e tem objetivo claro de manipular nocivamente algum tipo de opinião.
Se você tem alguma dúvida se uma matéria ou informação é verdadeira ou falsa há alguns serviços dedicados a avaliar se é conteúdo falso ou seja verificar se é um caso de fake news. Você pode utilizar os serviços abaixo ou simplesmente procurar no Google a informação ou título da matéria que provavelmente já vai ter algum post em algum site analisando o conteúdo em questão: